O governador Tarcísio de Freitas anunciou, durante o balanço anual de sua gestão, que o Governo do Estado de São Paulo pretende contratar o projeto da futura Linha 22-Marrom do Metrô, que deverá ligar a capital paulista ao município de Cotia.
Segundo o governador, a autorização para a contratação do projeto deve contemplar o atendimento a municípios estratégicos da Região Metropolitana Oeste. “A gente vai autorizar a contratação do projeto da Linha 22 para atender Osasco e atender Cotia”, afirmou Tarcísio.
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O traçado proposto para a Linha 22-Marrom prevê 29 quilômetros de extensão, partindo da estação Sumaré, da Linha 2-Verde, até Cotia, passando por regiões como Pinheiros, Cidade Universitária da USP e Osasco. O projeto contempla 19 estações, com tempo estimado de viagem de 42 minutos entre os extremos da linha.
Conforme já havia sido noticiado em outubro, o Metrô de São Paulo concluiu o anteprojeto de engenharia da nova linha. De acordo com o governador, o edital para a elaboração do projeto básico poderá ser lançado ainda neste ano. As informações já haviam sido apresentadas anteriormente no Programa de Inteligência Corporativa (PIC), evento interno da companhia ao qual o site teve acesso.
A Linha 22-Marrom deverá operar com intervalos de até 123 segundos, podendo chegar a intervalos mínimos de 100 segundos, e capacidade superior a 45 mil passageiros por hora e por sentido. A frota prevista será composta por 48 trens, com cinco carros cada, menores e mais compactos em relação aos utilizados nas linhas mais antigas do sistema metroviário.
O sistema de alimentação elétrica deverá utilizar terceiro trilho, assim como ocorre nas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. O layout interno dos trens seguirá o padrão de assentos longitudinais, modelo amplamente utilizado em sistemas metroviários asiáticos.
As estações também terão dimensões reduzidas, com plataformas de 110 metros de comprimento, em comparação aos 132 metros adotados em projetos mais recentes. Grande parte do trajeto deverá ser construída com o uso de tuneladoras (tatuzões). Segundo o Metrô, o trecho escavado por esse método ficaria entre as futuras estações Parque Alexandria e Sumaré, enquanto o restante do percurso até Cotia deverá ser executado pelo método NATM.




