Metrô do Recife receberá 11 trens usados de BH e Porto Alegre

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou nesta segunda-feira (29/12), em entrevista à Rádio Jornal, que o Metrô do Recife será reforçado com a incorporação de 11 trens atualmente em operação nos sistemas metroferroviários de Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). A iniciativa tem como objetivo reduzir a falta de composições que afeta o sistema na capital pernambucana.

De acordo com Raquel Lyra, o calendário de entrega dos trens já foi definido. Seis unidades devem chegar até fevereiro de 2026, enquanto as demais estão previstas para serem incorporadas à frota até o fim de junho do próximo ano. A governadora destacou que os veículos serão transferidos de cidades onde estão sendo substituídos por trens novos, o que permite a realocação para Recife em condições de operação.

Atualmente, o Metrô do Recife opera com uma frota bastante reduzida, de acordo com o site JC. Embora a operação ideal preveja 31 trens em circulação, apenas entre 11 e 13 composições estão disponíveis diariamente.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A expectativa do governo estadual é que a chegada das composições contribua para melhorar a oferta de trens e a regularidade do serviço, especialmente em períodos de maior demanda, como o Carnaval.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus