Maquinistas da Linha 10 são treinados na série 2070, diz perfil

Renato Lobo

A série 2070 está atualmente em operação na linha 12-safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Esses trens foram adquiridos na década retrasada e marcaram um período de modernização na empresa. A primeira composição entrou em serviço em 21 de dezembro de 2007.

No entanto, as cinco composições e meia devem ser removidas gradualmente do serviço entre Brás e Calmon Viana e transferidas para a linha 10-turquesa. Elas vão operar ao lado das séries 7000 (15 trens) e 7500 (todas as oito unidades). Já a série 8500 será direcionada às linhas 11 e 12, dentro da operação da Trivia Trens.

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Segundo o perfil “Trilhos que Movem SP”, os treinamentos de maquinistas da linha 10 já começaram. Uma imagem que circula nas redes sociais mostra um trem da série estacionado na Estação Mauá:

Possível uso no serviço expresso

Ainda não há previsão oficial de quando os trens começarão a circular entre Barra Funda e Rio Grande da Serra, mas já existe um direcionamento sobre o futuro da série.

Renato Lobo | Via Trolebus

As versões atualizadas da minuta de licitação da linha 10 preveem uma função específica para os trens 2070: eles devem ser utilizados no Expresso Linha 10.

“O expresso abc será preferencialmente operado com trens operacionais da série 2070, também sujeitos à substituição progressiva por novos trens ao longo da concessão”, afirma um trecho do documento.

Com isso, o Expresso Linha 10 — que conecta Tamanduateí a Santo André — deve ser a última etapa de operação da série 2070 antes de sua aposentadoria definitiva.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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