A construção da Linha 6-Laranja, empreendimento que ligará a Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro, atingiu 75% de execução, de acordo com comunicado do governo paulista. No entanto, não há notícias de testes com trens.
Segundo nota da administração estadual, o primeiro segmento, entre Brasilândia e Perdizes, tem entrega prevista para o segundo semestre de 2026. Já o trecho seguinte, de Perdizes até São Joaquim, deve ser finalizado em 2027. No total, a linha contará com 15 estações.
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Entre os pontos mais adiantados estão as estações Água Branca, Perdizes e Santa Marina, todas com mais de 85% das intervenções concluídas. Outras paradas importantes, como Brasilândia, João Paulo I, SESC-Pompéia e PUC-Cardoso de Almeida, também ultrapassam 70% de execução, evidenciando o avanço uniforme ao longo do trajeto.
Quando estiver em plena operação, a Linha 6 permitirá conexões diretas com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, ajudando a redistribuir a demanda e encurtar os tempos de deslocamento. Apelidada de “linha das universidades”, atenderá diretamente sete instituições de ensino superior e de forma indireta outras quatro, com projeção de atender mais de 633 mil passageiros por dia.
Apenas 3 trens
Quando foi entregue o primeiro trem no meio do ano, o Governador Tarcísio de Freitas havia afirmado que ao menos oito composições estavam sendo finalizadas. Na ocasião, o ex-ministro do Governo Bolsonaro disse também que os testes começariam em setembro.
Por enquanto apenas 3 composições chegaram no Pátio Morro Grande, e ainda não há relatos de que essas composições iniciaram testes na vias, levando em conta que se trata de uma linha nova e que deve operar de forma totalmente automática. A frota total será de 22 trens produzidos pela Alstom em Taubaté.






