Depois de adiar o leilão da nova Linha 16-Violeta do Metrô em junho de 2025, o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos passou a indicar um novo prazo para a concorrência: o segundo semestre de 2026. O edital do projeto deve ser lançado ainda no primeiro semestre do mesmo ano.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A nova linha deverá, em sua etapa inicial, ligar a estação Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, à estação Abel Ferreira, na zona leste da cidade de São Paulo. No futuro, o novo eixo metroviário poderá ser estendido até o bairro de Cidade Tiradentes.
A Linha 16-Violeta deve contar com oito integrações ao longo do traçado. Estão previstas conexões com a Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; com a Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; com a Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; com a Linha 6-Laranja, na estação São Carlos; com a Linha 10-Turquesa, também na estação São Carlos; além das futuras integrações com as linhas 19-Celeste, na estação Jardim Paulista; 20-Rosa, na estação Teodoro Sampaio; e 22-Marrom, igualmente na estação Teodoro Sampaio.
Conhecida como a “Linha dos Parques”, a nova ligação deverá atender áreas próximas aos parques do Ibirapuera, da Aclimação, da Independência e do Ceret, com estações localizadas em regiões de forte concentração de atividades culturais e de lazer na capital paulista.




