O Governo do Estado planeja renovar a frota da Linha 1-Azul do Metrô dentro de uma eventual concessão conjunta com a futura Linha 20-Rosa, segundo apurou o Via Trolebus. A possibilidade de renovação está prevista para meados da década de 2040, período em que se encerra a vida útil dos trens atuais, estimada em cerca de 30 anos.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Atualmente, estão em andamento estudos que envolvem tanto as linhas existentes do Metrô de São Paulo quanto novas ligações em planejamento. O primeiro pacote de concessões em análise pode reunir as Linhas 1-Azul e 20-Rosa. No caso da nova linha, a estimativa é de aproximadamente duas dezenas de composições para o trecho entre Santo André e Saúde.
Ainda de acordo com informações apuradas pelo site, os trens da Linha 1 deverão ser interoperáveis com a Linha 3-Vermelha, embora a ligação entre Itaquera e Barra Funda não faça parte deste primeiro pacote de concessão.
O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos indica que os estudos para a concessão podem ser concluídos ainda neste ano. Já no primeiro trimestre de 2026, estão previstas as audiências públicas. No segundo trimestre, deverá ser lançado o edital e, no terceiro, realizado o leilão.




