Dias depois de anunciar a revisão do edital do chamado lote ABC–Guarulhos, que contempla a concessão das linhas 10-Turquesa e da futura Linha 14-Ônix, da CPTM, o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos passou a indicar um novo prazo para o leilão: o segundo semestre de 2026.
O cronograma anterior previa a realização do leilão ainda em 2025, prazo que posteriormente foi alterado para o primeiro trimestre de 2026. Já a publicação do edital definitivo agora está prevista para o primeiro semestre de 2026.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O governador Tarcísio de Freitas, durante agenda no ABC Paulista na semana passada, comentou sobre o lançamento do edital, o que pode indicar os motivos para o novo adiamento.
Segundo o governador, o edital precisou passar por ajustes após contribuições apresentadas por interessados no projeto.
“Fruto da audiência pública, tivemos muitas contribuições, inclusive no quesito tecnologia. A gente deve ter a conjugação de uma parte que é o trem, que já opera, com o VLT. Então, a solução de engenharia para a Linha 14 é o VLT, que vai fazer a ligação do ABC com Guarulhos. Estamos ultimando os preparativos, incorporando essas contribuições e conversando com o mercado e com as empresas interessadas para que possamos ter o melhor leilão possível”, afirmou o governador.
Conforme antecipado pelo Via Trolebus, a revisão do edital trouxe mudanças relevantes, conforme divulgado pela própria Secretaria de Parcerias e Investimentos. Entre as alterações está a retirada da obrigatoriedade de o concessionário construir o eixo até Guarulhos. Documentos públicos indicam que o trecho obrigatório passa a ser entre Santo André e o Hospital Jardim Helena.





