Motoristas, mecânicos e demais funcionários das viações Real e Vila Isabel, que operam linhas de ônibus na Zona Norte da cidade, iniciaram uma greve na manhã desta segunda-feira (22). A paralisação ocorre em protesto contra atrasos no pagamento de salários, ticket alimentação, férias e depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o Sindicato dos Rodoviários, os ônibus da Viação Vila Isabel retomaram a operação ao longo do dia. Já a Viação Real segue com as atividades suspensas, sem previsão de retorno até que as reivindicações sejam atendidas.
De acordo com o vice-presidente do sindicato, José Carlos Sacramento, os trabalhadores mantêm a paralisação até que todos os pagamentos pendentes sejam regularizados. “Os funcionários estão irredutíveis e só voltam ao trabalho após todos, inclusive os administrativos, receberem salários, férias, FGTS e ticket alimentação. Vamos tentar um acordo para evitar prejuízos à população”, afirmou, segundo o site O Dia.
Com a greve, 18 linhas da Viação Real e 6 da Viação Vila Isabel deixaram de circular, afetando deslocamentos entre a Zona Norte, Zona Sul e o Centro da cidade. As linhas impactadas são:
- A108 (Terminal Gentileza x Ipanema)
- 110 (Terminal Gentileza x Leblon)
- 112 (Terminal Gentileza x Gávea)
- 163 (Terminal Gentileza x Copacabana)
- 181 (Rodoviária x São Conrado)
- 309 (Central x Alvorada)
- SN309 (Terminal Gentileza x Alvorada)
- 315 (Recreio x Central)
- 460 (São Cristóvão x Leblon)
- 462 (São Cristóvão x Copacabana)
- 463 (São Cristóvão x Copacabana)
- 472 (Triagem x Leme)
- 538 (Rocinha/São Conrado x Leme)
- 553 (Recreio x Rio Sul)
- 585 (Largo do Machado x Jardim de Alah)
- 955 (Maré x Alvorada)
- 957 (Maré x Alvorada)








