O governador Tarcísio de Freitas, durante agenda no ABC Paulista, comentou sobre o lançamento do edital de licitação do chamado lote ABC–Guarulhos, que reúne a Linha 10-Turquesa da CPTM e a futura Linha 14-Ônix.
Segundo o governador, o edital precisou passar por ajustes após contribuições apresentadas por interessados no projeto. A previsão é que o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2026.
“Fruto da audiência pública, tivemos muitas contribuições, inclusive no quesito tecnologia. A gente deve ter a conjugação de uma parte que é o trem, que já opera, com o VLT. Então, a solução de engenharia para a Linha 14 é o VLT, que vai fazer a ligação do ABC com Guarulhos. Estamos ultimando os preparativos, incorporando essas contribuições e conversando com o mercado e com as empresas interessadas para que possamos ter o melhor leilão possível”, afirmou o governador.
Conforme antecipado pelo Via Trolebus, a revisão do edital trouxe mudanças relevantes, conforme divulgado pela própria Secretaria de Parcerias em Investimentos. Entre as alterações está a retirada da obrigatoriedade de o concessionário construir o eixo até Bonsucesso. Documentos públicos indicam que o eixo obrigatório passa a ser entre Santo André e o Hospital Jardim Helena.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Também houve mudanças relacionadas à aquisição de frota da Linha 10-Turquesa, com a previsão de trens adicionais para a expansão até a Barra Funda e para a substituição gradual de composições mais antigas. A revisão do projeto da Linha 10 inclui ainda um menor volume de investimentos do concessionário em infraestrutura de manutenção, com participação da CPTM em pátios como Roosevelt, Capuava, Brás e Rio Grande da Serra.
Novos trens no lote
A apresentação executiva do projeto revela que, para a Linha 10, poderá haver a aquisição de 21 novos trens pela concessionária, com entrada em operação até 2030, voltados à substituição da série 7000 e ao atendimento da demanda futura. Além disso, está prevista a aquisição de até 13 novos trens pelo poder concedente até 2040, com o objetivo de descomissionar as séries 2070 e 7500, conforme plano a ser elaborado pela concessionária em 2036.
Já para a Linha 14-Ônix, o projeto prevê a aquisição inicial de 39 composições de VLT para os três trechos mandatórios, atendendo aos níveis exigidos de oferta, conforto e serviço. Em relação à consulta pública, o dimensionamento foi revisto, considerando a redução de extensão e de carregamento crítico, o que resultou em uma diminuição de 15% na necessidade de veículos, passando de 46 para 39 VLTs.






