A Região Metropolitana de Sorocaba pode receber um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como parte dos estudos do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que prevê a futura ligação ferroviária entre Sorocaba e a capital paulista. Documentos aos quais o Via Trolebus teve acesso detalham a proposta inicial do novo sistema.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Pelo material apresentado, a linha de VLT teria cerca de 25 quilômetros de extensão ao longo da faixa ferroviária existente no sentido leste-oeste, com a implantação de 13 estações. A operação está planejada para ocorrer com velocidade média de aproximadamente 42 km/h, resultando em um tempo total de viagem estimado em 36 minutos por sentido.
O traçado sugerido prevê o atendimento a regiões como George Oetterer, em Iperó, passando por Lopes de Oliveira, pelo centro de Sorocaba e seguindo até o distrito de Brigadeiro Tobias.

O documento também aponta diretrizes e objetivos do projeto, incluindo a realização de estudos de traçado com melhor relação custo-benefício. Entre os benefícios esperados estão a ampliação da capacidade do transporte público, o aproveitamento da infraestrutura ferroviária já existente, a melhoria da acessibilidade a São Paulo por meio do TIC e a criação de uma alternativa ao automóvel, com potencial redução de congestionamentos e emissões.
Como oportunidades, o material destaca a disponibilidade da faixa ferroviária leste-oeste e a futura integração com o Trem Intercidades. Já entre os pontos de atenção, está a necessidade de aprofundar estudos de demanda e análises de traçados alternativos.
De acordo com informações da Secretaria de Parcerias e Investimentos, a audiência pública do projeto poderá ocorrer em 2027, juntamente com a publicação do edital. O leilão está previsto para 2028.







