O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana avançou mais uma etapa nesta terça-feira (4) com a energização da Subestação Primária Calçada, estrutura essencial para o funcionamento do sistema. A unidade já possui capacidade para alimentar todo o Trecho 1 do empreendimento, que contempla cerca de quatro quilômetros de rede elétrica, permitindo a operação até a Ponte São João.
A Subestação Calçada é uma das quatro unidades primárias do sistema elétrico do VLT, responsáveis por receber a energia da Coelba, reduzir a tensão e direcioná-la às subestações retificadoras. Essas, por sua vez, convertem a corrente alternada em contínua, que alimenta a rede aérea de tração e viabiliza a circulação dos trens.
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Segundo o consultor técnico do Consórcio VLT Nerk, Fabrício Magalhães, os três primeiros trechos do sistema contarão com quatro subestações primárias e 20 retificadoras.
“Com a energização da Subestação Calçada, que reduz a tensão de 69 para 13,8 kV, já podemos alimentar boa parte do Trecho 1. Essa estrutura permitirá testar a rede aérea de tração, as retificadoras e os trens, garantindo o avanço das próximas fases do projeto”, explicou Magalhães.
A conclusão dessa etapa representa um marco no cronograma das obras do VLT, que seguem em ritmo acelerado. O sistema promete ampliar a eficiência e sustentabilidade do transporte público e reforçar a integração da mobilidade urbana na capital baiana e em sua região metropolitana.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





