Desde agosto, os passageiros que utilizam as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa deixaram de contar com o serviço direto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, após a concessão da Linha 7 e o encerramento da operação do serviço 710, criado pela CPTM.
No entanto, se depender da empresa que assumirá definitivamente a Linha 7 ainda neste mês, o atendimento que chegou a beneficiar cerca de 165 mil passageiros por dia, segundo dados da estatal, pode voltar a operar.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o CEO da TIC Trens, Pedro Moro, afirmou que o grupo tem interesse no chamado Lote ABC-Guarulhos, que abrange as Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix.
“Hoje, com o que existe no mercado, temos um foco maior no leilão das Linhas 10 e 14, até pela sinergia entre as Linhas 7 e 10”, afirmou Moro.
A operação conjunta das Linhas 7 e 10, aliada à implantação do sistema de controle automático ETCS em toda a rede, abre caminho para o retorno do serviço integrado entre Jundiaí e Rio Grande da Serra.
O leilão do Lote ABC-Guarulhos deve ocorrer no próximo ano, com menores contrapartidas de obras em relação à proposta inicial. A obrigatoriedade de implantação da Linha 14-Ônix até Guarulhos foi retirada do escopo da futura concessão.
Sobre o projeto, Moro adiantou que o edital deverá passar por ajustes.
“Terá a republicação de alguns pontos, especialmente da Linha 14, que ainda geram dúvidas junto ao governo sobre o modelo e a fase de obras. Devem publicar isso em breve”, completou o executivo.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






