Testes com nova frota de monotrilho avançam

Renato Lobo | Via Trolebus

Ônibus do sistema Paese substituirão os trens entre Vila Prudente e Jardim Colonial a partir das 19h

A operação da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo será encerrada mais cedo neste sábado (8) devido à continuidade dos testes com os novos trens da Frota S, que devem entrar em operação comercial no primeiro semestre de 2026. A circulação será interrompida às 19h, e o deslocamento dos passageiros será garantido por ônibus gratuitos do sistema Paese, que percorrerão todo o trajeto entre as estações Vila Prudente e Jardim Colonial até o fim da operação.

No domingo (9), o funcionamento da linha será retomado normalmente a partir das 4h40.

Interior do trem S29. Piso está coberto e assentos com plástico para o processo de montagem final – Renato Lobo | Via Trolebus

Avanço dos testes da nova Frota S

Os testes com os novos trens vêm ocorrendo em várias etapas. Já foram verificados sistemas de propulsão, freios, comunicação, ar-condicionado, iluminação e acoplamento. Atualmente, estão sendo avaliados os sistemas de sinalização, essenciais para o controle automatizado e seguro da operação.

Máscara do trem S29, o primeiro a chegar no Pátio Oratório – Renato Lobo | Via Trolebus

Em seguida, o Metrô iniciará os testes de carga e conforto, que simulam o funcionamento em condições reais de uso, analisando a interação entre os trens e a via. De acordo com a companhia, os resultados obtidos até o momento estão dentro das especificações técnicas exigidas. Quando necessário, ajustes são feitos pelo fabricante e submetidos a novas verificações.

Nova frota ampliará capacidade da linha

A Linha 15-Prata receberá ao todo 19 trens da Frota S, fabricados na China pela joint venture PATS, formada pelas empresas Alstom e CRRC. Do total, 12 composições já estão no Pátio Oratório para testes e preparação operacional.

Os novos trens contam com tecnologia de operação totalmente automatizada (UTO – Unattended Train Operation), monitoramento por câmeras, iluminação em LED e sistema inteligente de gestão de energia, que promete mais eficiência e conforto aos usuários.

A entrega completa da frota está prevista até 2026, acompanhando a expansão da Linha 15-Prata em direção às futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus