Tatuzão que vai escavar metrô em Guarulhos é apresentado

Reprodução: redes sociais

A segunda tuneladora da Linha 2-Verde do Metrô, que será responsável pela escavação dos túneis entre Penha e Guarulhos, foi apresentada na última semana, segundo publicações de executivos envolvidos no projeto nas redes sociais. O maquinário foi entregue ao consórcio construtor.

Uma das postagens mostra que o tatuzão — “irmão” da Cora Coralina, atualmente em operação no trecho Vila Prudente–Penha — foi “devidamente entregue em fábrica e aceito pelo Consórcio CRASA–GHELLA–CONSBEM”.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O evento contou com a presença do presidente do Metrô, Júlio Castiglioni, além do diretor de Engenharia e Planejamento, Roberto Torres. Há a expectativa de que ocorra um evento para o início dos trabalhos de escavação com autoridades do estado. A tuneladora deve iniciar sua escavação em direção à estação Dutra, em Guarulhos, por volta de meados de 2026, segundo declarações do governador Tarcísio de Freitas.

Reprodução: redes sociais

Segundo o edital de licitação de obras de uma das estações em Guarulhos, disponível no site do Metrô, é possível ter uma idéia sobre os principais prazos e marcos da obra na cidade:

  • Construção do berço de arraste e estruturas de apoio ao tatuzão em uma estação em Guarulhos: 1.199 dias (aproximadamente 39 meses). Isso indica que a tuneladora pode passar pela estação por volta de meados de 2029.
  • Preparação da via para trilhos: 2.064 dias (cerca de cinco anos e meio), com início estimado para meados de 2031.
  • Conclusão das obras civis das estações: cerca de 2.100 dias (pouco mais de cinco anos e meio), com entrega prevista entre 2031 e 2032.

O trecho entre a Penha e Dutra conta com 6,2 quilômetros de vias, e cinco estações. Três na zona leste de São Paulo, sendo a Penha de França, Gabriela Mistral e Fernão dias, e duas em Guarulhos, sendo a Ponte Grande e Dutra.

Atualmente, há obras em três canteiros: na futura estação Penha de França e em dois poços na região.

Renato Lobo – editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus