Em junho deste ano, a tuneladora Cora Coralina, que escava a extensão da Linha 2-Verde até a Penha, concluiu sua primeira fase de trabalho, quando escavou cerca de 4 quilômetros entre o Complexo Rapadura e a região de Vila Prudente.
Em seguida, o equipamento, popularmente conhecido como tatuzão — o maior do tipo na América Latina — passou a ser desmontado e remontado na Penha, de onde partirá em breve para seu ponto final, que será justamente o local de partida anterior, o Complexo Rapadura.
A última atualização sobre o grande equipamento indica que a esteira responsável pela retirada do material escavado já foi instalada. À medida que o tatuzão avança pelo solo, os materiais são transportados por essa esteira até o ponto de partida da tuneladora.
Prazo de retomada começa a ficar apertado
O grande tatuzão tem prazo inicial para retomar os trabalhos ainda neste mês, segundo apurou o site. Ou seja, restam pouco mais de quinze dias para o maquinário voltar à ativa e dar continuidade à escavação da linha que passa sob a Avenida Paulista.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A estimativa é que a tuneladora chegue novamente ao Complexo Rapadura em novembro de 2026, após abrir mais 4 quilômetros de túneis. Essa etapa permitirá a conclusão das escavações, seguida da instalação dos trilhos e sistemas.
A primeira fase da obra, entre Vila Prudente e Vila Formosa, tem previsão de entrega em 2027. Já a segunda fase, que liga Vila Formosa à Penha, deve ser concluída em 2028.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus




