O governador Tarcísio de Freitas confirmou planos de estender a Linha 1-Azul do metrô até Diadema, conforme noticiou o site. Mas segundo uma entrevista ao jornal Diário do Grande ABC, os planos acabaram não prosseguindo.
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O motivo é a existência do Pátio Jabaquara, e uma eventual extensão da Linha 17 entrou nos planos.
“Eu queria levar a Linha 1 (-Azul) do Jabaquara para Diadema, e pedi para estudar. Mas sabe qual é a dificuldade? Pátio de manobras. Então, talvez não seja possível fazer a extensão da Linha 1 (-Azul), mas posso conseguir da Linha 17 (-Ouro) para Diadema e já pedi para o Metrô fazer esse estudo”, afirmou Tarcísio.
A ideia inicial era incluir a extensão em uma eventual concessão conjunta das linhas 1 com a nova linha 20-Rosa, que deve ligar o ABC até São Paulo. Os estudos para esta concessão podem ser apresentados no ano que vem.
Faltou combinar com os russos
A ideia de levar a Linha 1 até Diadema não é nova, pelo menos pelos gestores públicos que procuram fazer um acesso aos passageiros que moram no Jardim Miriam, e até no município vizinho a São Paulo que pode ser atendido pelo monotrilho.
Mas nem sempre a promessa está alinhada com o planejamento técnico das operadoras. O caso de levar a Linha 1 até Diadema é um exemplo clássico. O Pátio Jabaquara fica logo após a estação de mesmo nome, e os trens ao deixar a primeira parada da Linha 1, em poucos metros já estão no estacionamento.
Entre a linha principal das linhas e os pátios, existe uma chamada zona de transferência, que divide os dois segmentos. Essa zona é muito próxima às plataformas em Jabaquara, o que, em uma eventual extensão até Diadema, demandaria uma complexa mudança.
Renato Lobo – editor do Via Trolebus




