O Governo do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), deu início à instalação dos ímãs que servirão de guia para o Bonde Urbano Digital (BUD) — novo sistema de transporte coletivo que será testado entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A primeira etapa das obras ocorre na Rodovia João Leopoldo Jacomel, entre os quilômetros 6 e 7, em um trecho de 1,3 quilômetro, onde o veículo fará seus primeiros testes de operação autônoma.
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Durante a execução dos serviços, que acontecem das 10h às 17h para evitar períodos de maior tráfego, os motoristas que circulam pela rodovia devem ficar atentos, já que haverá interdição parcial de uma das faixas. O trabalho será devidamente sinalizado e acompanhado por equipes das prefeituras locais e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A faixa destinada ao BUD não será exclusiva, o que permitirá a continuidade do fluxo normal de veículos.
Segundo o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, o sistema é inovador justamente por exigir mínima intervenção no pavimento.
“Os ímãs são instalados a cada metro e apenas sete centímetros abaixo da superfície, o que torna a obra rápida, limpa e eficiente. É uma tecnologia moderna, de baixo impacto e que vai beneficiar milhares de pessoas”, afirmou.
A instalação começou no Terminal de Piraquara, onde os técnicos realizaram testes para calcular o tempo necessário de perfuração, implantação e selagem dos ímãs. Nesta primeira fase, serão abertos mil pontos — 750 na rodovia e 250 no Terminal São Roque.
O terminal também abrigará a garagem e oficina do BUD, cuja construção foi concluída recentemente. O espaço contará com base de carregamento elétrico e estrutura para manutenção. Uma das salas do terminal foi adaptada para funcionar como Centro de Controle Operacional (CCO), de onde as equipes acompanharão o percurso do veículo em tempo real, por meio de câmeras e sensores instalados no bonde.
Com a iniciativa, o Paraná se tornará o primeiro estado da América do Sul a testar um sistema de transporte coletivo sem trilhos. Os testes do BUD devem começar ainda neste ano.
O Bonde Urbano Digital terá 30 metros de comprimento, capacidade para 280 passageiros e tarifa igual à do sistema metropolitano (R$ 5,50). Totalmente elétrico e bidirecional, o veículo pode atingir velocidade máxima de 70 km/h e possui vida útil de até 30 anos, o triplo da de um ônibus convencional.
Além de ar-condicionado, o bonde conta com sensores, radares e câmeras que garantem operação segura mesmo em vias compartilhadas. O sistema é três vezes mais barato que um VLT tradicional e pode ser implantado em menos de um ano em trajetos de até 15 quilômetros.
Desenvolvido pela empresa chinesa CRRC Corporation, o projeto tem despertado o interesse de outros estados e países pela combinação entre tecnologia de ponta, sustentabilidade e baixo custo operacional. A operação comercial entre Pinhais e Piraquara está prevista para começar até o fim de 2025.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





