Com a entrega da Linha 17-Ouro prevista para 2026, caso os planos do governo estadual se concretizem, o novo eixo de transporte de média capacidade deve ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de trem e metrô por meio das estações Campo Belo e Morumbi, com estimativa de atender cerca de 100 mil passageiros por dia.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
As obras, iniciadas em 2012, têm custo estimado em quase R$ 6 bilhões e abrangem aproximadamente sete quilômetros de extensão, além do pátio de manutenção. As futuras extensões da Linha 17, projetadas para começar até 2029, devem ampliar significativamente a demanda, podendo mais que dobrar o número de usuários.
Uma dessas ampliações será justamente o trecho até a Estação Jabaquara. Publicação no site do Metrô de São Paulo indica o local previsto para a última parada do monotrilho, que deve ficar entre as Avenidas Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro e Engenheiro Armando Arruda Pereira, próxima ao Pátio Jabaquara, o mais antigo da companhia:
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Croque publicado pelo Metrô:
Com a futura integração entre as Linhas 1-Azul e 17-Ouro, passageiros vindos do ABCD Paulista e de bairros da zona sul, como Saúde e Santa Cruz, terão um acesso mais rápido e direto ao Aeroporto de Congonhas.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





