Novos trens da Linha 15 avançam em testes rumo à estreia

Renato Lobo | Via Trolebus

Neste sábado (15), continuam os testes com os trens da nova frota que serão incorporados à operação da Linha 15-Prata a partir de 2026. Em razão das atividades, o atendimento aos passageiros será interrompido às 19h, e o deslocamento no trecho entre Vila Prudente e Jardim Colonial será realizado por ônibus gratuitos do sistema Paese, que funcionarão até o encerramento da operação metroviária.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

No domingo (16), a linha retoma seu funcionamento habitual a partir das 4h40.

Testes em andamento

Os trens da Frota S já passaram por avaliações em sistemas como propulsão, frenagem, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. No momento, são checados os sistemas de sinalização, etapa decisiva para garantir a integração plena com a linha e permitir a operação automatizada.

A nova frota será composta por 19 trens, dos quais 12 já foram entregues e estão em fase de testes no Pátio Oratório. Os modelos, produzidos na China pela joint-venture PATS (formada por Alstom e CRRC), contam com operação automática (UTO), câmeras de vigilância, iluminação em LED e sistemas inteligentes de gestão de energia, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.

A previsão é que todas as unidades sejam entregues até 2026, acompanhando o avanço das obras de expansão da Linha 15 para Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus