Nos últimos fins de semana, o Metrô de São Paulo tem interrompido a operação da Linha 15-Prata para a realização de testes com os novos trens da Frota S. As composições já chegaram a operar em velocidades próximas de 80 km/h.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Os trens passaram por avaliações em sistemas como propulsão, frenagem, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. Nos testes mais recentes, foram verificadas as operações de sinalização — etapa decisiva para garantir a integração completa com a linha e permitir a condução totalmente automatizada.
A nova frota vai reforçar a operação diante do aumento de demanda previsto com as futuras extensões até a Estação Ipiranga e até a Jacu-Pêssego. Ao todo, foram adquiridos 19 novos trens, sendo que 13 já estão no Pátio Oratório.
A novidade é que uma das composições, a S33, foi registrada em manobra no Pátio Oratório, segundo imagens enviadas pelo leitor Raphael Alison. O trem provavelmente deixou a área de manutenção e foi levado ao estacionamento, onde ficam os trens da Frota M atualmente em operação.
Devido às características operacionais do Pátio Oratório, as composições que saem do Bloco A utilizam a via de saída para realizar manobras e, em seguida, retornam ao estacionamento.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






