Atualmente, oito das 14 composições da Linha 17-Ouro do monotrilho já estão no Brasil, e os testes com o sistema de sinalização devem ser retomados em breve, ao menos em um trecho do novo eixo metroviário que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi.
Outro ponto essencial que precisa passar por avaliação é a interface entre os trens e as portas de plataforma. Segundo informações apuradas pelo Via Trolebus, nesta semana foram realizadas medições geométricas entre o material rodante e as divisórias de vidro das estações.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Como o monotrilho não contará com operador a bordo, o alinhamento preciso entre as portas do trem e as portas de plataforma é fundamental para garantir a operação segura e adequada da linha. Esse processo precisa ser realizado nas oito estações do trecho.
A expectativa é de que os testes avancem a tempo de permitir a entrega da linha em março de 2026, prazo já prometido e repetido diversas vezes pelo governo estadual. No entanto, até o momento os trens ainda não circularam por todos os segmentos da via, como nas áreas próximas ao Aeroporto de Congonhas e à Marginal Pinheiros.
Resta saber se a inauguração prevista para pouco mais de quatro meses incluirá toda a extensão de 6,7 quilômetros.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






