Metrô divulga planta do pátio Linha 20 em São Bernardo

Na semana passada, o Governo de São Paulo deu início ao processo de desapropriação de uma nova área que será destinada à implantação do pátio de trens da futura Linha 20-Rosa do Metrô. O local escolhido fica em São Bernardo do Campo.

O terreno, com 227.609 metros quadrados, será utilizado para a construção do chamado Pátio Ford. Segundo a resolução publicada, a área abrange um conjunto de imóveis situados ao longo da Avenida do Taboão e da Rua Celso Lapa Barber. O decreto também autoriza o Metrô a invocar caráter de urgência nos processos de desapropriação judicial, conforme previsto no Decreto-Lei Federal nº 3.365/1941.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O Metrô de São Paulo divulgou a planta do novo pátio, que deve abrigar parte da frota da Linha 20-Rosa — ou, ao menos, os trens da primeira fase do projeto, que ligará Santo André à Estação Saúde. A previsão é que a linha conte com 50 composições em sua operação plena, no trecho completo entre Santo André e Santa Maria.

Metrô de São Paulo

O pátio também contará com instalações para manutenção do material rodante e outros serviços essenciais à operação. Ainda não há confirmação se o espaço também receberá o Centro de Controle Operacional (CCO) da linha, uma vez que há estudos para que a Linha 20 seja concedida junto com a Linha 1-Azul, atualmente controlada pelo CCO Vergueiro.

BNDES

A Linha 20-Rosa está atualmente na fase de projeto básico, com conclusão prevista para 2026. Paralelamente, a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) avalia o modelo de concessão, cujo leilão também deve ocorrer em 2026. Ainda não há prazo definido para o início das obras.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus