Nesta quarta-feira (12/11), a concessionária Metrô BH apresentou novos equipamentos destinados à manutenção da via permanente, para maiior eficiência operacional e a segurança do sistema.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Foram revelados os dois primeiros veículos de um pacote de investimentos previsto para este ciclo: um Veículo Ferroviário Multifuncional (VF34), produzido no Brasil, e uma Máquina Socadora e Alinhadora de Via, importada da Áustria. Ambos marcam um salto inédito em automação e precisão no metrô mineiro.
O VF34, totalmente adaptado às necessidades da operação em Belo Horizonte, será responsável por inspeções, reparos e outras atividades de manutenção. O equipamento chama atenção pela plataforma elevatória com giro e extensão, capaz de alcançar alturas entre 4,5 e 8 metros, facilitando trabalhos detalhados na rede aérea e reduzindo o tempo de intervenções.
A Máquina Socadora e Alinhadora de Via, por sua vez, moderniza uma atividade que antes dependia de processos manuais e demorados. Com a nova tecnologia, a correção geométrica dos trilhos — essencial para a segurança e a estabilidade das viagens — pode ser realizada em poucas horas e com alta precisão.
Segundo Filipe Aquino, gerente de Manutenção do Metrô BH, os equipamentos aumentam a confiabilidade da operação: “Com essas tecnologias, diminuímos o tempo de reparo e elevamos o conforto para quem utiliza o metrô todos os dias.”
O sistema metroviário da capital mineira já opera com mais de 60 equipamentos pesados, incluindo caminhões rodoferroviários e veículos dedicados à inspeção geométrica. A modernização deve ganhar novo fôlego até o início de 2026, com a chegada de mais sete máquinas, entre elas uma esmerilhadora de trilhos suíça e dois rebocadores de trem.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus







