Metrô BH apresenta novos veículos para manutenção

Metrô BH

Nesta quarta-feira (12/11), a concessionária Metrô BH apresentou novos equipamentos destinados à manutenção da via permanente, para maiior eficiência operacional e a segurança do sistema.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Foram revelados os dois primeiros veículos de um pacote de investimentos previsto para este ciclo: um Veículo Ferroviário Multifuncional (VF34), produzido no Brasil, e uma Máquina Socadora e Alinhadora de Via, importada da Áustria. Ambos marcam um salto inédito em automação e precisão no metrô mineiro.

O VF34, totalmente adaptado às necessidades da operação em Belo Horizonte, será responsável por inspeções, reparos e outras atividades de manutenção. O equipamento chama atenção pela plataforma elevatória com giro e extensão, capaz de alcançar alturas entre 4,5 e 8 metros, facilitando trabalhos detalhados na rede aérea e reduzindo o tempo de intervenções.

Metrô BH

A Máquina Socadora e Alinhadora de Via, por sua vez, moderniza uma atividade que antes dependia de processos manuais e demorados. Com a nova tecnologia, a correção geométrica dos trilhos — essencial para a segurança e a estabilidade das viagens — pode ser realizada em poucas horas e com alta precisão.

Segundo Filipe Aquino, gerente de Manutenção do Metrô BH, os equipamentos aumentam a confiabilidade da operação: “Com essas tecnologias, diminuímos o tempo de reparo e elevamos o conforto para quem utiliza o metrô todos os dias.”

O sistema metroviário da capital mineira já opera com mais de 60 equipamentos pesados, incluindo caminhões rodoferroviários e veículos dedicados à inspeção geométrica. A modernização deve ganhar novo fôlego até o início de 2026, com a chegada de mais sete máquinas, entre elas uma esmerilhadora de trilhos suíça e dois rebocadores de trem.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus