A TIC Trens assumiu definitivamente a operação da Linha 7–Rubi na última quarta-feira, 26 de novembro de 2025. A concessionária será responsável pelo eixo ferroviário que liga a Barra Funda a Jundiaí pelos próximos 30 anos, devendo executar reformas nas estações, intervenções na via permanente e a implantação de um novo sistema de sinalização, que deverá reduzir os intervalos entre os trens.
Embora as melhorias prometidas tenham potencial para aprimorar a experiência de viagem, elas não devem resolver, ao menos por agora, os problemas de embarque e desembarque na estação Palmeiras–Barra Funda. A situação se agravou após a segregação do Serviço 710, quando as linhas 7 e 10 deixaram de operar juntas. Desde então, os passageiros precisam trocar de trem, o que tem gerado lotação intensa, especialmente nos horários de pico.
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A concessionária, no entanto, estuda ajustes operacionais. Segundo Eric Nicolau, gerente executivo de operações da TIC Trens, em entrevista à TV Globo, a empresa deve alterar o ponto de parada dos trens na ampla plataforma da estação — originalmente projetada para composições de 12 carros, mas atualmente utilizada por trens de 8 carros.
“Também devemos fazer a mudança do ponto de parada da linha 7 e da linha 10, avançando um pouco mais na plataforma para que a gente tenha um melhor aproveitamento do fluxo ali nessas novas escadas entregues, e também diminuir o conflito de pessoas cruzando ali, no meio da plataforma”, afirmou.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus








