O governo estadual estuda estender a Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, até a Água Branca. O motivo seria aliviar um eventual aumento no volume de passageiros na Linha 7-Rubi, com a futura conexão com a Linha 6-Laranja de metrô, segundo o G1.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Conforme noticiou o Via Trolebus em outubro, a concessionária TIC Trens aguarda a liberação do governo federal de áreas para erguer a futura parada, que deve promover inicialmente a conexão das Linhas 6 e 7, e no futuro com outras cinco linhas. Já o G1 informou que essa liberação deveria ocorrer no meio do ano e que, em até um ano, a TIC Trens construiria o novo hub ferroviário.
Mesmo operador das Linhas 7 e 11
A extensão da Linha 11 de Barra Funda até Água Branca, na teoria, estende o Expresso Leste em um trecho já atendido pela Linha 7. Mas o Grupo Comporte está por trás das duas operadoras, a TIC Trens e a Trívia Trens, esta última que assume as Linhas 11, 12 e 13 em 2026, com algumas diferenças de acionistas entre as empresas, que no caso da primeira empresa mencionada ainda conta com a participação da CRRC.
Sobre o início do atendimento da Linha 11 em Água Branca, a reportagem não menciona prazos, e nem como seria essa operação sem uma nova estação, sendo que a atual mal comporta a Linha 7.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus







