Futuro trem pode ligar SP a São José dos Campos em 1h15

O motorista que deixa São José dos Campos em direção a São Paulo, no momento em que este artigo é elaborado, deve enfrentar cerca de 2 horas e 8 minutos de viagem, segundo previsão do Google Maps. No trajeto, que pode ser feito por duas rodovias, é possível observar em alguns pontos — para quem estiver atento — uma ferrovia que cruza o caminho diversas vezes.

Essa linha férrea integra a ligação ferroviária entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e poderá, no futuro, receber um trem de passageiros. Trata-se do Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O Via Trolebus teve acesso a uma apresentação que traz novos detalhes sobre o projeto, cujo leilão pode ocorrer ainda nesta década. Um dos pontos revelados é o tempo estimado de viagem: segundo o governo paulista, o trajeto poderá ser feito em 1 hora e 15 minutos.

Quanto ao traçado, ainda não há definição oficial do percurso. O documento indica apenas que a composição deverá aproveitar linhas já existentes. A expectativa é de um percurso menos sinuoso que o do TIC Eixo Oeste (entre a capital e Sorocaba), permitindo velocidades médias mais constantes. O relatório destaca: “Traçado pouco sinuoso, propício à média velocidade” e “Uso de faixa existente”.

Ponto de partida

Ainda não está definido de onde o trem deverá partir. Entre as alternativas estudadas estão estações que oferecem integração com a rede de metrô e trens metropolitanos: Penha ou Gabriela Mistral.

Renato Lobo

A Penha conta com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, além da futura conexão com a Linha 2-Verde. Já Gabriela Mistral reunirá integrações com as linhas 2-Verde, 12-Safira e 13-Jade.

Fonte: SPI

Traçados em análise

O estudo apresenta três possibilidades principais:

  • Linha 11-Coral (CPTM): Partida da Penha, seguindo pelo leito da Linha 11. Após Mogi das Cruzes, o percurso utiliza a malha sob concessão da MRS Logística — ponto considerado desafiador pela interface operacional — até São José dos Campos.
  • Linha 12-Safira (CPTM): Menor distância total, mas exige melhorias e intervenções na faixa existente. O trem partiria de Gabriela Mistral até Manoel Feio e, a partir dali, seguiria rumo ao Vale do Paraíba.
  • Linha 13-Jade (CPTM): Permite integração com o Aeroporto de Guarulhos. A composição sairia de Gabriela Mistral, seguiria pelo leito da Linha 13 e depois continuaria até São José dos Campos.

Prazos

As audiências públicas devem ocorrer no final de 2026. Já o edital, o leilão e a assinatura do contrato estão previstos para 2027.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus