O ministro dos Transportes e da Mobilidade Sustentável da Espanha, Óscar Puente, anunciou que o país pretende elevar para 350 km/h a velocidade máxima dos trens que circulam na rede de alta velocidade. Com isso, a Espanha passará a operar no mesmo patamar da China, atualmente referência mundial no setor.
A declaração foi feita nesta segunda-feira, durante o evento “Los Desayunos Informativos de Europa Press”. Segundo Puente, a primeira rota a receber as melhorias será o eixo Madrid–Barcelona. As obras de modernização da infraestrutura começam em breve para permitir o aumento de velocidade.
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Com essa atualização, a viagem entre as duas cidades deverá durar menos de duas horas. O salto dos atuais 300 km/h para 350 km/h será possível graças à instalação de novos dormentes aerodinâmicos, desenvolvidos para reduzir a resistência do ar.
O ministro destacou que este anúncio representa “um novo ponto de partida” para o setor de transportes no país. Ele também antecipou que o governo planeja investir cerca de 60 bilhões de euros nos próximos quatro anos em projetos ferroviários, rodoviários, portuários e aeroportuários.
O pacote inclui a adoção desses dormentes especiais, capazes de reduzir em 21% a carga aerodinâmica gerada pela passagem do trem. Essa diminuição evita o deslocamento do lastro e protege a parte inferior dos veículos quando operam em velocidades mais altas.
De acordo com Puente, a tecnologia permite elevar a velocidade operacional em cerca de 12% sem aumentar o esforço aerodinâmico. “Na prática, rodar a 330 km/h com essa nova infraestrutura equivale a 370 km/h nas condições atuais”, explicou o ministro.
O site conheceu o sistema Espanhol:

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






