A Siemens Mobility deu mais um passo na transformação da mobilidade ferroviária do Egito ao apresentar pela primeira vez o trem de alta velocidade Velaro durante a TransMEA 2025, a principal feira de transporte e logística do Oriente Médio e da África. O evento contou com a presença do primeiro-ministro egípcio Mostafa Madbouly, do ministro dos Transportes e Indústria Kamel El-Wazir, e dos executivos Roland Busch (CEO da Siemens AG) e Michael Peter (CEO da Siemens Mobility).
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O Velaro, modelo tecnologicamente avançado e adaptado às condições desérticas do país, pode alcançar velocidades de até 250 km/h e transportar 489 passageiros. O trem foi projetado com sistemas reforçados de refrigeração e filtragem, capazes de operar com eficiência mesmo sob calor intenso e alta concentração de poeira — condições típicas do ambiente egípcio.
No mesmo dia, a Siemens Mobility também comemorou o primeiro trajeto bem-sucedido do trem regional Desiro HC, nos trilhos recém-instalados próximos ao Depósito 6 de Outubro, a oeste do Cairo. A composição deverá operar na Linha Verde, uma rede de 660 quilômetros que conectará o Cairo a Ain Sokhna, Alexandria e Marsa Matrouh, apelidada de “Canal de Suez sobre trilhos”.
Segundo o ministro Kamel El-Wazir, o avanço representa um momento histórico na modernização do transporte egípcio:
“A viagem inaugural do Desiro e a chegada do Velaro redefinem a experiência dos passageiros, encurtam o tempo de viagem e fortalecem a conectividade entre as cidades. É um passo decisivo rumo a uma rede ferroviária moderna e sustentável que apoiará o desenvolvimento do país por décadas.”
A Siemens Mobility, em parceria com as construtoras Arab Contractors e Orascom Construction, lidera o projeto que criará a sexta maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, com mais de 2.000 quilômetros de extensão e integração entre as principais cidades egípcias.
O trem Desiro HC, de alta capacidade, também foi desenvolvido para resistir ao clima árido e proporcionar conforto em longas distâncias. Cada composição conta com 849 assentos, ar-condicionado, acessibilidade para cadeirantes e sistema de sinalização ETCS Nível 2, operando a velocidades de até 160 km/h.
De acordo com Roland Busch, CEO da Siemens AG, o projeto simboliza o futuro da mobilidade no país:
“O Velaro e o Desiro representam o compromisso da Siemens com a inovação e a sustentabilidade. Estamos construindo, ao lado de nossos parceiros egípcios, uma rede ferroviária que transformará a forma como milhões de pessoas se deslocam.”
Com um contrato de manutenção de 15 anos, a Siemens garantirá a operação de 41 trens Velaro, 94 trens regionais Desiro e 41 locomotivas Vectron, assegurando confiabilidade e eficiência por longo prazo. Quando concluída, a rede deverá reduzir o tempo de viagem em até 50% e diminuir as emissões de CO₂, conectando 90% da população egípcia com um transporte moderno e sustentável.
O Via Trolebus conheceu o trem regional do Egito quando estava em teste na Alemanha:

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






