O Via Trolebus informou neste domingo que o Metrô de São Paulo recebeu a segunda tuneladora da Linha 2-Verde, equipamento que será utilizado na futura expansão até Guarulhos. A extensão terá cerca de 6 km entre a Penha e a Dutra.
Ainda no domingo, o Metrô divulgou novos detalhes sobre o maquinário, incluindo especificações técnicas e o cronograma previsto para sua operação.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Apresentação da fabricante
A CREG (China Railway Engineering Equipment Group) realizou a cerimônia oficial de apresentação da nova TBM no dia 21 de novembro, na sede da empresa em Xangai, na China. A tuneladora é a segunda enviada para o projeto de expansão da Linha 2-Verde.
Características da máquina
O equipamento será responsável pela escavação de aproximadamente 7 quilômetros de túnel. Trata-se de uma das maiores tuneladoras já utilizadas em obras metroviárias no país, com 133 metros de comprimento, diâmetro de escavação de 11,67 metros e peso total de 2.600 toneladas.
A TBM é do tipo Dual Mode — EPB (Earth Pressure Balance) e Modo Aberto — o que permite operar com estabilidade em diferentes tipos de solo. Segundo o Metrô, a capacidade média de avanço é de até 15 metros por dia em solo e 10 metros por dia em rocha.
Cronograma
A tuneladora será embarcada para o Brasil ainda em 2025, com chegada estimada para o primeiro trimestre de 2026. A montagem e o início dos trabalhos de escavação estão programados para ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.
Ficha técnica da tuneladora
- Fabricante: CREG (China Railway Engineering Equipment Group)
- Tipo: TBM Dual Mode – EPB (Pressão Balanceada de Terra) e Modo Aberto
- Comprimento: cerca de 133 m
- Peso total: cerca de 2.600 toneladas
- Diâmetro da roda de corte: 11,67 m
- Produção média: até 15 m/dia em solo e 10 m/dia em rocha
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus



