A Linha 7-Rubi, que liga a estação Palmeiras-Barra Funda a Jundiaí, começou a ganhar uma nova identidade sonora nesta quarta-feira (26). A mudança marca a presença da TIC Trens — concessionária responsável pela operação e manutenção da linha, além dos futuros serviços Trem Intercidades (TIC) e Trem Intermetropolitano (TIM) — no dia a dia dos passageiros que utilizam as 17 estações do trajeto.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com Juliana Alcides, gerente executiva de Comunicação da TIC Trens, o projeto busca criar uma forma de comunicação mais próxima e alinhada à marca. “Desenvolvemos uma identidade sonora que representa a TIC Trens e a maneira como queremos dialogar com o passageiro. Incorporamos elementos que remetem à história e às particularidades da Linha 7-Rubi, uma das mais tradicionais da malha, sem deixar de lado a clareza e o acolhimento”, explica.
Confira o áudio:

A nova paisagem sonora inclui um tema musical próprio para traduzir os valores da marca, dois logotipos sonoros usados para introduzir mensagens operacionais — como anúncios de próxima estação — além de mensagens educativas. A voz escolhida para as gravações é de uma narradora paulistana, a jornalista Beth Romero, já conhecida por integrar a URA da Central de Atendimento da empresa. A implementação será realizada de forma gradual ao longo das próximas semanas.
Criada em parceria com a agência Zanna Sound, a identidade sonora segue princípios de clareza e personalidade, buscando reconhecimento imediato e conexão emocional com o público. O desenvolvimento envolveu pesquisas com passageiros, workshops e colaboração direta das equipes da TIC Trens.
“O sound branding da TIC Trens, além de informar, vai gerar uma relação afetiva da marca com as pessoas ao longo do tempo. Esse é o nosso foco: encantar, aproximar e fazer com que a experiência seja marcante”, destaca Zanna, CEO da agência.







