O sistema BRT do Rio registrou, em 13 de novembro, o maior movimento de passageiros em um dia útil desde sua criação, alcançando 611 mil embarques. O volume marca um novo patamar de demanda e reforça a retomada da confiança dos usuários após o processo de requalificação iniciado pela Prefeitura em 2021. Também neste mês, o sistema atingiu sua maior média diária, com 595 mil passageiros distribuídos pelos quatro corredores. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a MOBI-Rio, a elevação constante na procura reflete a recuperação do modal.
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Além do crescimento no número de usuários, o BRT passou a operar 9 mil viagens por dia, um aumento de 8% em relação a março, quando transportava cerca de 557 mil pessoas diariamente, utilizando a mesma frota de 731 ônibus. O avanço é atribuído ao aprimoramento da programação operacional, investimentos em tecnologia e capacitação de equipes.
Entre os corredores, o Transoeste permanece como o mais movimentado, com 246 mil embarques diários, seguido pelo Transcarioca (159 mil), Transbrasil (139 mil) e Transolímpica (51 mil).
Requalificação do sistema
No início de 2021, apenas 120 ônibus estavam em circulação, muitos deles em condições precárias, e 43 estações permaneciam fechadas. A demanda diária girava em torno de 150 mil passageiros. Com o objetivo de recuperar o serviço, a Prefeitura assumiu o BRT, decretou intervenção em março daquele ano e, em fevereiro de 2022, determinou a caducidade da concessão devido ao descumprimento contratual. A MOBI-Rio passou a operar o sistema.
Desde então, todas as estações foram reformadas e reabertas, e a frota foi totalmente renovada com 731 veículos novos. Os corredores também receberam melhorias estruturais. Na Transoeste, revitalizada em dezembro de 2023, foram renovados 59 quilômetros, incluindo 31 quilômetros de calha reconstruída, além da transformação de quatro estações em terminais. A Transolímpica e a Transcarioca passaram por requalificação completa entre 2022 e 2023.
A Transbrasil, inaugurada em fevereiro de 2024, passou a integrar o BRT aos ônibus municipais, ao VLT e aos demais corredores. O trajeto reduziu tempos de viagem, como os deslocamentos entre Campo Grande e Candelária, que ficaram até 50 minutos mais rápidos, e entre Deodoro e o Terminal Gentileza, que caiu de 1h30 para cerca de 40 minutos. Desde junho de 2024, algumas linhas também passaram a operar 24 horas.
O sistema atualmente conta com 139 estações, 14 terminais, 30 linhas principais, três do Conexão BRT e 157 quilômetros de vias que ligam a Zona Oeste, Barra da Tijuca, Zona Norte e Centro, atendendo 40 bairros.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus







