BNDES elenca 3 linhas de VLT na Grande Campinas para investimentos

Imagem gerada por IA

Um levantamento nacional indica que novos projetos de mobilidade urbana no Brasil poderão evitar a emissão de cerca de 3,1 milhões de toneladas de gás carbônico por ano até 2054 — o equivalente à capacidade de absorção de carbono de 6,2 mil km² da Floresta Amazônica, quase cinco vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

As informações constam no 5º Boletim Informativo do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), desenvolvido pelo Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O estudo mapeou 187 projetos de transporte público de alta e média capacidade nas 21 maiores regiões metropolitanas do país, com foco em iniciativas sustentáveis e de baixo impacto ambiental.

Entre os destaques estão os projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana de Campinas:

  • VLT Viracopos – Campinas
  • VLT Sumaré – Campinas
  • VLT Santos Dumont

Juntas, essas três linhas somam 65 quilômetros de trilhos, conectando polos urbanos e industriais e oferecendo uma alternativa de transporte limpa e de alta eficiência.

Outro projeto em estudo é o BRT elétrico Santos Dumont, também voltado à redução de emissões e à modernização da rede de transporte coletivo regional. A proposta prevê veículos 100% elétricos, com operação em corredores exclusivos e integração com os futuros sistemas sobre trilhos.

O ENMU estima que os projetos listados em todo o Brasil possam reduzir em 10% o custo médio da mobilidade urbana, diminuir o número de mortes no trânsito em até 8 mil por ano e ampliar o acesso a empregos e serviços nas principais regiões metropolitanas. O conjunto de iniciativas representa um investimento superior a R$ 8 bilhões somente em Campinas.

Renato Lobo – Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus