A construção da nova Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo está prevista para começar em meados de 2028, e o processo de implantação deve ser iniciado pela região do ABC Paulista. O eixo metroviário terá mais de 30 quilômetros de extensão, ligando Santo André à região de Santa Marina, na zona oeste da capital paulista.
A primeira fase do projeto contempla o trecho entre Santo André e Saúde. De acordo com reportagem do Diário do Grande ABC, a escavação dos túneis será realizada com o uso de duas tuneladoras — popularmente conhecidas como tatuzões.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Em resposta ao jornal, o Metrô explicou a escolha do pátio de manobras em São Bernardo do Campo, que será instalado no terreno da antiga fábrica da Ford:
“O terreno da antiga fábrica da Ford mostrou-se como o mais viável, por atender a requisitos fundamentais para a logística da linha, em razão de sua proximidade do traçado, o que vai possibilitar a redução da construção de estacionamentos intermediários de trens e servir como ponto estratégico para a partida de duas tuneladoras (tatuzões)”, informou a companhia.
A expectativa é que cada tuneladora opere em uma direção: uma no sentido Saúde e outra em direção a Santo André. A escolha do novo pátio alterou parte dos planos originais do Metrô, que anteriormente previa a instalação em Santo André e um traçado diferente para as máquinas.
Nos estudos anteriores, uma das tuneladoras partiria de Santa Marina, escavando até Abraão de Morais, enquanto a segunda seguiria o caminho inverso, de Abraão de Morais até Santo André. O plano também considerava a possibilidade de um emboque simultâneo das duas máquinas, caso a Linha 20 fosse construída em uma única fase.
Atualmente, o Metrô está em processo de contratação do projeto básico da Linha 20-Rosa. Paralelamente, o Governo do Estado encomendou à International Finance Corporation (IFC) estudos voltados à modelagem de concessão da futura linha.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus





