Tatuzão se prepara para retomar escavações na Penha

Reprodução: redes sociais

Em junho deste ano, o Metrô de São Paulo iniciou o processo de desmontagem da tuneladora “Cora Coralina” na região da Vila Prudente e deu início à montagem do equipamento no canteiro da Penha, onde começará uma nova etapa das escavações da Linha 2–Verde.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Segundo informações obtidas pelo Via Trolebus, a tuneladora já está posicionada na Penha e deve retomar os trabalhos rumo ao Complexo Rapadura, com previsão de reinício das escavações em novembro, conforme antecipado pelo site em entrevista publicada em junho.

Em setembro, o Metrô realizou a descida da roda de corte da Cora Coralina no canteiro da Estação Penha — uma das etapas mais importantes antes da retomada dos trabalhos. Com 11,66 metros de diâmetro e 205 toneladas, a peça foi içada por um guindaste de 750 toneladas, em uma operação que envolveu cerca de 30 profissionais.

Divulgação: Metrô de São Paulo

Batizada em homenagem à escritora goiana, a tuneladora “Cora Coralina” tem 500 toneladas e 100 metros de comprimento. Ela realiza tanto a escavação quanto o revestimento dos túneis com anéis de concreto. O equipamento, considerado o maior da América Latina, é dotado de esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistemas de ventilação e mecanismos automatizados para a instalação das aduelas.

As aduelas utilizadas são produzidas em uma fábrica do Metrô instalada no Pátio Itaquera, que entrou em operação em setembro e tem capacidade para fabricar até 56 segmentos de anéis por dia.

A expectativa é que a tuneladora chegue novamente ao Complexo Rapadura em novembro de 2026, após escavar cerca de 4 quilômetros de túneis. Essa fase concluirá a escavação da expansão, permitindo o início da instalação dos trilhos e sistemas operacionais.

O cronograma atual prevê que a primeira etapa da ampliação, entre Vila Prudente e Vila Formosa, seja entregue em 2027. Já a segunda fase, que ligará Vila Formosa à Penha, tem previsão de conclusão em 2028.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus