Stadler vai fornecer grande frota de VLT para Helsinque

A região da Grande Helsinque vai receber uma nova frota de bondes com design moderno, maior capacidade de assentos e foco em conforto e eficiência energética. Os veículos, do modelo Tango Nordic, serão fornecidos pela Stadler, que também ficará responsável por serviços de manutenção por mais de 30 anos, incluindo suporte técnico, peças de reposição, instalação de um depósito local e um sistema logístico otimizado.

“Estamos convencidos de que o tipo de bonde que escolhemos é ideal para as condições exigentes de Helsinque”, afirmou Eetu Kinnunen, presidente do Conselho da Autoridade de Transporte da Cidade.

Os novos bondes serão parte essencial da estratégia de mobilidade sustentável da capital finlandesa.

“A região da Grande Helsinque tem uma longa tradição de transporte por bonde, que moldou a mobilidade urbana por décadas. É uma honra para nós que os bondes Tango Nordic da Stadler tenham sido selecionados para dar continuidade a esse legado e ajudar a moldar o futuro do transporte público nesta região”, destacou Ansgar Brockmeyer, diretor de Vendas e Marketing e CEO adjunto do Grupo Stadler.

O pedido inicial é de 63 bondes Tango Nordic personalizados de acordo com as necessidades da cidade, com opções para até mais 120.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Baseados na comprovada plataforma Tango, os novos veículos foram adaptados para atender às condições climáticas e operacionais específicas de Helsinque. Eles contam com estrutura leve, sistemas avançados de tração e frenagem, e uso de materiais sustentáveis, como aço de emissão zero e componentes recicláveis. Além de garantir maior eficiência energética, o projeto busca reduzir custos operacionais e emissões, ampliando a capacidade de transporte sem necessidade de aumentar o tamanho da frota.

Os bondes Tango Nordic substituirão os tradicionais Valmet, fabricados nas décadas de 1970 e 1980, e também atenderão novas linhas em implantação na rede de bondes da Grande Helsinque. Serão 30 para operar na chamada zona A e B, e outros 33 veículos leves sobre trilhos bidirecionais para dar suporte aos projetos de trens leves de West Helsinki e Vantaa, a nova Linha 14.

O design dos veículos foi desenvolvido em parceria com o estúdio finlandês Aivan, reconhecido por integrar identidade visual e arquitetura urbana em projetos de transporte. O resultado é um bonde que dialoga com a estética da cidade, reforçando o vínculo entre inovação e tradição.

A Stadler tem presença consolidada nos países nórdicos, com mais de 350 veículos entregues na região — incluindo 100 trens e locomotivas na Finlândia. A empresa mantém centros de serviço em Helsinque, Tampere, Oulu e Pieksämäki, oferecendo suporte técnico e peças de reposição para operadoras locais, como a VR Fleetcare Oy.

Atualmente, a Stadler emprega mais de 620 profissionais em seus serviços nórdicos, realiza a manutenção de 377 veículos e opera 12 pontos de atendimento. A companhia destaca que essa forte presença regional permite enfrentar com eficiência os desafios climáticos e de infraestrutura típicos dos países do norte europeu, garantindo confiabilidade e durabilidade aos sistemas de transporte.

A rede de Helsinki

A capital da Finlândia conta com 11 linhas de bondes que circulam na área central da cidade e arredores, além da chamada Linha 15, que funciona como uma espécie de arco-norte. Essa ultima é desconectada do resto da rede e conta com pátio próprio, e chega até a cidade de Espoo.

O Governo local está construindo outras 3 linhas, sendo a 11, 12 e 14, está ultima que vai chegar até Vantaa, onde fica o Aeroporto Internacional do país.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus