No último fim de semana, o Metrô de São Paulo interrompeu temporariamente a operação da Linha 15-Prata do monotrilho para a realização de testes com os novos trens da Frota S. Segundo a empresa, a medida é necessária para a integração das novas composições ao carrossel de operação, atualmente formado apenas pelos trens da Frota M.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com informações apuradas pelo Via Trolebus, um dos novos trens — o S30 — chegou a atingir 80 km/h em modo automático durante os testes. Como os trens da Linha 15 operam de forma automatizada, essas etapas de validação são obrigatórias antes da liberação para o serviço comercial.
Por coincidência, o Via Trolebus acompanhou a chegada do trem S30 ao Pátio Oratório, onde ocorrem os testes e ajustes antes da operação plena:

Até o momento, o Metrô recebeu 12 das 19 composições previstas da Frota S, que vão reforçar a operação da Linha 15-Prata, especialmente com a futura expansão entre Vila Prudente e Ipiranga e a prolongação até Jacu Pêssego, a partir de Jardim Colonial. A entrega completa dos trens está prevista até 2026.




