O Metrô de São Paulo concluiu o anteprojeto da nova Linha 22-Marrom, que deve ligar São Paulo a Cotia, e o edital do projeto básico pode ser lançado ainda neste ano. As informações foram divulgadas no Programa de Inteligência Corporativa (PIC), em um vídeo publicado no YouTube.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O projeto da Linha 22-Marrom contempla a ligação da estação Sumaré, em São Paulo, até Cotia, na Região Metropolitana, passando por Osasco. A linha terá quase 30 quilômetros de extensão e será totalmente subterrânea. O tempo de viagem entre as duas pontas será de 42 minutos.
O intervalo será de até 123 segundos, podendo operar com intervalo mínimo de 100 segundos, com carregamento superior a 45 mil passageiros por hora e por sentido. A frota será composta por 48 trens, menores que os demais, com cinco carros e material rodante mais compacto em relação às linhas mais antigas do sistema. A alimentação elétrica deve utilizar o terceiro trilho, assim como nas Linhas 1, 2 e 3. O layout dos assentos será longitudinal, no modelo asiático.
As estações também serão menores, com 110 metros de comprimento nas plataformas, em vez dos 132 metros usados nas linhas mais recentes projetadas. Grande parte do trajeto poderá ser construída por meio de tuneladoras. Segundo a empresa, o trecho escavado por tatuzão seria entre as futuras estações Parque Alexandria e Sumaré. O restante até Cotia seria feito pelo método NATM.






