A distância entre São Paulo e a Baixada Santista é de menos de 100 quilômetros, e atualmente existem duas ligações ferroviárias entre as regiões, utilizadas exclusivamente por trens de carga.
A primeira segue pela Linha 10-Turquesa da CPTM, passando pelo ABC Paulista até Paranapiacaba. A partir daí, a via férrea desce a serra em direção a Cubatão, por meio de um sistema de cremalheira, usado para vencer o desnível acentuado.
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A segunda ligação parte da Zona Sul da capital, em um trecho desativado que vai de Varginha até Evangelista de Souza, onde o caminho se conecta à ferrovia de carga que liga Mairinque a Santos.
Em relação a esse segundo traçado, parlamentares têm defendido a ampliação da Linha 9-Esmeralda até a Baixada Santista. Uma emenda parlamentar do deputado Enio Tatto propõe “promover a extensão da Linha 9–Esmeralda da Estação Varginha até Parelheiros, Embu-Guaçu e Santos”.

O próprio governador Tarcísio de Freitas já havia mencionado a possibilidade de estender a linha até Parelheiros, durante a entrega da Estação Varginha, em janeiro deste ano. Segundo ele, o estudo de viabilidade deve durar cerca de 12 meses, com conclusão prevista para o próximo ano, abrangendo uma ampliação de aproximadamente cinco quilômetros.
Trens metropolitanos x Trem Intercidades
A rota citada pelo parlamentar está sob análise da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI). No entanto, o projeto do governo estadual que trata das concessões ferroviárias prevê um tipo de atendimento diferente daquele oferecido pelos trens metropolitanos da Linha 9.
O Trem Intercidades (TIC) – Eixo Sul, planejado pela mesma secretaria, será voltado exclusivamente ao transporte de passageiros sentados, com venda de assentos marcados e operação diferenciada. Segundo a SPI, o leilão do TIC Eixo Sul está previsto para 2027.
A proposta de levar a Linha 9-Esmeralda até a Baixada Santista reacende o debate sobre a integração ferroviária entre a capital e o litoral paulista, uma ligação historicamente restrita ao transporte de cargas. Enquanto o governo estadual conduz estudos sobre a viabilidade da extensão até Parelheiros e avalia o Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul como alternativa de longo prazo, a iniciativa parlamentar, ainda que pareça ser meio pensada sem planejamento, reforça a demanda por melhor conectividade e opções de mobilidade regional. O desafio agora é conciliar os diferentes projetos e modelos de operação para transformar a ideia em um eixo ferroviário moderno e acessível entre São Paulo e o litoral.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus






