As obras da Linha 17-Ouro ultrapassaram 90% de conclusão, de acordo com comunicado do governo estadual. O trecho, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, conta com cinco trens em fase de testes que irão compor a frota prevista para iniciar a operação até março de 2026.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o governo, a estação Washington Luís atingiu 85% de avanço nas obras civis, já com portas de plataforma instaladas. O local também recebe trabalhos de instalação da comunicação visual e montagem de sistemas, incluindo quatro elevadores e oito escadas rolantes já instalados.
Já o Pátio Água Espraiada, que vai abrigar as oficinas de manutenção, alcançou 88% de execução das obras.
“As obras estão andando super bem, estamos andando dentro do planejado. Em março próximo vamos iniciar a operação assistida, já com passageiros. E, no segundo semestre do ano que vem, vamos dar início à operação comercial. A chegada dessa linha vai melhorar o dia a dia dos moradores da zona sul da capital e dos passageiros que partem ou chegam à cidade pelo Aeroporto de Congonhas. É mais mobilidade, conforto e qualidade de vida”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
No total, a nova linha que conectará o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos da capital paulista está com 96% das obras concluídas, com as estações entrando em fase de testes e acabamentos — como a Vila Cordeiro, por exemplo, que já iniciou as atividades de paisagismo nos acessos.





