Linha 17-Ouro: Metrô pede autorização para iniciar operação

Paulo Guereta/Governo do Estado de SP

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) solicitou à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo a Licença Ambiental de Operação (LAO) referente ao Trecho 1 e ao Lote 7 do Trecho 2A da Linha 17-Ouro, conforme publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quinta-feira (30).

O pedido foi protocolado em 3 de outubro de 2025, dentro do processo SEI nº 6027.2025/0018418-9, e tem como objetivo autorizar a operação do monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, passando por importantes avenidas da zona sul da capital.

Trecho da via entre as estações Vila Cordeiro e Chucri Zaidan – Foto: Renato Lobo

De acordo com o Metrô, o empreendimento contempla aproximadamente 7,7 quilômetros de via elevada, com percurso que acompanha a Avenida das Nações Unidas, na altura da Rua Américo Brasiliense, até a Avenida Jornalista Roberto Marinho. A estrutura segue até pouco depois do cruzamento com a Avenida Lino de Moraes Leme e inclui uma bifurcação na Avenida Washington Luís, próxima à Estação Congonhas.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A Linha 17-Ouro contará com as estações Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbie Washington Luís, além do Pátio Água Espraiada, que servirá para manutenção e estacionamento dos trens.

A estimativa do governo estadual é iniciar a operação assistida, com horário restrito, em março de 2026.

Renato Lobo –  Editor do Via Trolebus

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus