A escolha do pátio sul da Linha 20-Rosa do Metrô acabou tendo um desfecho. O projeto do novo eixo metroviário prevê a ligação entre Santo André e São Paulo, passando por São Bernardo do Campo. Inicialmente um terreno ao lado da estação Santo André tinha sido escolhido, no entanto, um outro empreendimento chegou mais cedo.
Então, o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou nesta sexta-feira (31) a Resolução SPI nº 075/2025, assinada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, que declara de utilidade pública uma área localizada no bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo, para fins de desapropriação, ocupação temporária ou instituição de servidão pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
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O terreno, com 227.609 metros quadrados, será destinado à implantação do chamado Pátio Ford, estrutura essencial para a operação e manutenção da futura Linha 20-Rosa. De acordo com a resolução, a área está detalhada na planta DE-20.01.00.00/1E1-002 Rev. 0 e engloba um conjunto de imóveis situados ao longo da Avenida do Taboão e da Rua Celso Lapa Barber. O decreto também autoriza o Metrô a invocar caráter de urgência nos processos de desapropriação judicial, conforme previsto no Decreto-Lei Federal nº 3.365/1941, com suas posteriores alterações.
Local do pátio:
O documento especifica que as propriedades pertencentes a pessoas jurídicas de direito público estão excluídas da desapropriação. As benfeitorias existentes nas áreas privadas, por sua vez, deverão ser demolidas para permitir a construção das instalações operacionais do novo pátio.
As despesas decorrentes da medida correrão por conta do orçamento da Companhia do Metropolitano de São Paulo. A Resolução SPI nº 075/2025 entra em vigor na data de sua publicação.
O projeto da Linha 20
A nova linha terá exatos 31,1 quilômetros de extensão, 24 estações e dois pátio, sendo o segundo em Santa Marina. A frota prevista é de 50 trens, sendo que as composições vão percorrer o trecho a partir da estação Santo André, em conexão com a Linha 10 da CPTM, e passar por bairros importantes do ABC, como Rudge Ramos. Depois a linha cruza a região sudeste da cidade, como a Vila Liviero, Cursino e então cruza a Linha 1 em Saúde. Esse pode ser o primeiro trecho a sair do papel. Depois o ramal segue por Indianópolis, Moema, Itaim Bibi, Pinheiros, Vila Madalena, Lapa, e por fim termina em Santa Marina.
O novo eixo de alta capacidade está na fase do projeto básico, com previsão de conclusão em 2026. É ainda estudada a concessão da Linha, junto com a 1-Azul, onde estas análises podem ser concluídas também no ano que vem.
Renato Lobo – Editor do Via Trolebus




