A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) determinou, nesta quinta-feira (9), que a concessionária Metrô BH elabore o projeto executivo da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte prevendo duas vias em todo o trajeto. A medida garante que a nova linha será construída integralmente em via dupla, conforme o projeto original.
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O ajuste ocorre porque, nas versões anteriores do planejamento, cerca de dois quilômetros entre as estações Ferrugem e Barreiro seriam feitos em linha singela, ou seja, com apenas uma via de operação. Essa configuração poderia comprometer a fluidez e a regularidade dos trens no trecho. Segundo a Seinfra, a proposta de via única foi apresentada pela concessionária sob a justificativa de limitações técnicas para a execução do traçado em linha dupla.
Diante do pedido, o governo estadual solicitou que a Metrô BH apresentasse estudos técnicos comprovando a inviabilidade da via dupla e demonstrando que a alternativa com linha singela manteria os padrões de desempenho exigidos em contrato. Após análise, a Seinfra concluiu que é tecnicamente possível construir a linha dupla entre Ferrugem e Barreiro, sem comprometer o cronograma ou a qualidade da operação.
Com a decisão, o projeto segue agora para a fase de detalhamento da obra, incluindo as adaptações necessárias para garantir a implantação das duas vias em todo o percurso da Linha 2.








