Uma atualização do documento sobre a concessão das Linhas 10 e 14 da CPTM trouxe novidades e mudanças em relação ao edital que deve orientar a operação dos trechos. Uma delas diz respeito à exclusão do trecho até Guarulhos como prioridade nas obras. O segmento entre o Hospital Jardim Helena e Bonsucesso agora é considerado investimento contingente.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Por outro lado, enquanto o Estado recuou em alguns trechos antes classificados como investimentos obrigatórios para o futuro concessionário, um serviço que seria extinto deve ser mantido: o Expresso Linha 10. Na versão anterior da minuta, era previsto a extinção do atendimento.
O atendimento, que atualmente liga as estações Tamanduateí e Santo André, funciona como um reforço para os horários de maior demanda no trecho mais carregado da linha.
Recentemente, o serviço passou por ajustes operacionais. Durante a fase de testes, o intervalo médio entre os trens foi reduzido de 30 para 20 minutos, aumentando a oferta de lugares aos passageiros. Outra mudança ocorre no contrafluxo — de manhã no sentido Santo André e à tarde no sentido Tamanduateí —, quando os trens deixam de parar na Estação São Caetano, o que possibilita a redução do intervalo. Já no sentido de maior movimento, de manhã para Tamanduateí e à tarde para Santo André, a parada na estação permanece inalterada.
Expresso Turístico também mantido
O documento ainda confirma a manutenção dos serviços dos Expressos Turísticos, com destino a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, que continuarão operando normalmente sob a nova concessão.






