A tuneladora Cora Coralina, utilizada na escavação dos túneis da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, entre Vila Prudente e Penha, está na fase final de montagem na Estação Penha, segundo apuração do Via Trolebus.
O equipamento, conhecido como “tatuzão”, é o maior da América Latina e possui as seguintes dimensões:
- Comprimento: 100 metros
- Peso total: 2.500 toneladas
- Roda de corte: 11,66 metros de diâmetro — a maior em operação no continente
- Capacidade de escavação: até 15 metros por dia
A desmontagem e remontagem da tuneladora em território brasileiro foi um processo inédito. Após escavar cerca de 4 km entre o Complexo Rapadura e Vila Prudente, a máquina será responsável por abrir mais 3 km de túneis, passando pelas futuras estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O Via Trolebus visitou recentemente o canteiro de obras onde ocorre a remontagem da máquina e conversou com Thiago de Oliveira Pires, engenheiro civil do Metrô de São Paulo, que detalhou o funcionamento e o processo de realocação do equipamento.
Segundo Pires, a previsão é de que a escavação do trecho entre a Penha e o Complexo Rapadura tenha início em novembro deste ano, com a expectativa de chegada da tuneladora ao Rapadura em novembro de 2026.
A primeira fase da expansão, entre Vila Prudente e Vila Formosa, tem entrega prevista para 2027. Já a segunda fase, que ligará Vila Formosa à Penha, deve ser concluída em 2028.




