A futura Estação Ana Rosa, da Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo, será implantada no bairro Vila Mariana, ocupando parte da quadra localizada entre a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves e a Rua Domingos de Morais, em uma região de intenso movimento comercial e de serviços. O projeto prevê a construção de uma estação totalmente subterrânea, utilizando o método construtivo NATM (Método Austríaco de Túnel). As informações constam em documentos disponibilizadas por meio da consulta pública, aberta na semana passada.
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A escolha do local considerou critérios técnicos e operacionais, incluindo viabilidade construtiva, capacidade de atendimento e facilidade de integração com as linhas já existentes. A nova estação será um ponto estratégico para a interligação entre as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 16-Violeta, reduzindo distâncias entre plataformas e melhorando o fluxo de passageiros.
Estrutura e acessos
O acesso principal será no nível térreo, com entradas voltadas tanto para a Avenida Conselheiro Rodrigues Alves quanto para a Rua Domingos de Morais, em integração direta com o passeio público. Nesse mesmo nível ficará o hall de bilheterias, com máquinas de autoatendimento e bilheterias convencionais, além de bloqueios reversíveis e acessíveis, garantindo plena acessibilidade e fluidez no controle de entrada e saída.
A estação contará com dois poços secantes de cerca de 34 metros de diâmetro, concentrando os sistemas de circulação vertical, como elevadores, escadas rolantes e escadas fixas. Esses elementos conectarão os pavimentos intermediários, o mezanino inferior e as plataformas laterais, cada uma com 6 metros de largura e 132 metros de comprimento, projetadas para suportar alta demanda com conforto e segurança.
Operação
O projeto foi dimensionado para atender a demanda prevista até 2040, com evacuação e níveis de conforto calculados para 2035. A circulação interna foi planejada para evitar cruzamento de fluxos, com túneis independentes para cada sentido de deslocamento, garantindo maior eficiência e segurança.
O mezanino inferior servirá como ponto de convergência dos fluxos vindos do acesso principal e da integração com outras linhas. A estação contará ainda com salas técnicas e operacionais instaladas em um edifício anexo na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, onde ficarão transformadores, grupo gerador, sistemas elétricos, baterias e equipamentos de ventilação e exaustão.
Integração entre as Linhas 1, 2 e 16
A futura conexão com as Linhas 1-Azul e 2-Verde será feita por meio de um túnel de ligação subterrâneo, que alcançará a área paga da estação atual de Ana Rosa. O túnel de ligação parte do primeiro subsolo da estação da linha 16 rumo a região onde hoje estão situadas os bloqueios das linhas 1 e 2.
O traçado prevê a demolição controlada de algumas paredes, mantendo pilares e construindo uma nova laje estrutural para interligar os sistemas.
A via da Linha 16-Violeta passará abaixo das linhas existentes, o que exigirá soluções de engenharia de alta precisão. Com a futura estação, a Vila Mariana ganhará um novo ponto de acesso ao transporte de alta capacidade, fortalecendo a integração entre modais e valorizando o espaço urbano com melhorias na mobilidade e acessibilidade.





