A implantação da Linha 2-Verde, no trecho entre a Penha e Guarulhos, está em curso, com obras em Penha de França, e preparação de terrenos. Serão quase seis quilômetros de extensão, que vão levar a Linha que passa em baixo da Avenida Paulista, além dos limites da capital paulista.
O Relatório Ambiental Preliminar (RAP) da Companhia do Metrô, referente ao trecho Fernão Dias–Dutra da Linha 2-Verde, traz detalhes sobre o cronograma, a estimativa de investimento e a força de trabalho necessária para a implantação da futura expansão. O documento prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos, considerando tanto as obras civis quanto a implantação dos sistemas.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o relatório, a implantação do empreendimento — que inclui o projeto executivo e as obras — deve ocorrer entre 2026 e 2030, após a conclusão das etapas de licenciamento e desapropriações. A obtenção da Licença Prévia esteve programada para o período entre 2023 e 2025, seguida da Licença de Instalação e processos licitatórios, previstos para 2025 e 2026.

Na tabela abaixo é descrito o cronograma detalhado, como o prazo para obra, com previsão de conclusão para 2032:
O plano também prevê a mobilização de 4.242 trabalhadores ao longo da execução do projeto, sendo 1.716 empregados diretos e 2.526 indiretos, o que evidencia a geração de empregos durante as obras.
O trecho Fernão Dias–Dutra faz parte da ampliação da Linha 2-Verde em direção a Guarulhos, e representa uma das fases mais estratégicas da expansão. A extensão conectará a zona leste de São Paulo ao entorno da Rodovia Presidente Dutra, aproximando o sistema metroviário com a segunda cidade mais populosa de São Paulo e a maior cidade não-capital do Brasil, com mais de 1,3 milhão de habitantes.





