O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), iniciou nesta segunda-feira (6) a consulta pública do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 16-Violeta do Metrô, que deverá conectar as zonas leste e oeste da capital paulista. A abertura do processo foi divulgada no Diário Oficial do Estado da mesma data.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Com investimento estimado em R$ 37,5 bilhões, a primeira fase das obras prevê 19 quilômetros de extensão e 16 estações, entre elas Teodoro Sampaio, Oscar Freire, Nove de Julho, Jardim Paulista, Parque Ibirapuera, Dante Pazzanese, Ana Rosa, Parque Aclimação, Parque Independência, São Carlos, Paes de Barros, Vila Bertioga, Álvaro Ramos, Regente Feijó, Anália Franco e Abel Ferreira.A estimativa é que, até 2040, a nova linha transporte cerca de 475 mil passageiros por dia.
O traçado da Linha 16 passou por alterações em relação ao projeto original, incluindo a implantação de uma estação próxima ao Parque do Ibirapuera. Documentos da consulta pública indicam que a parada deve ser construída sob a Pista de Aeromodelismo.”
Outra planta técnica mostra possíveis acessos à estação, entre eles um na Avenida Pedro Álvares Cabral, no lado oposto à Avenida 23 de Maio, além de entradas na Rua Curitiba e nas proximidades do portão 10 do parque:
A nova estação deverá facilitar o deslocamento não apenas de visitantes do Parque do Ibirapuera, mas também de usuários que se dirigem a outros equipamentos públicos da região.





