Está em andamento a consulta pública do projeto da Linha 16-Violeta do Metrô de São Paulo, que deve ter seu leilão de concessão realizado em 2026. A nova linha, com previsão de entrega em 2035, vai ligar inicialmente a Estação Teodoro Sampaio, em Pinheiros, até Abel Ferreira, na zona leste da capital.
Entre as futuras paradas está a Estação Álvaro Ramos, projetada para ser implantada em uma área próxima à divisa entre os bairros Mooca e Tatuapé, no distrito do Belém. O ponto ficará na confluência das ruas João Soares, Álvaro Ramos e Matão, em uma região de uso misto, com residências, comércios e intenso fluxo de pedestres e veículos:
O projeto prevê que a estação conte com um terminal de ônibus integrado, ampliando a conectividade com o sistema sobre pneus e favorecendo a intermodalidade. Essa integração tem como objetivo facilitar os deslocamentos diários e transformar o local em um polo de distribuição de viagens.
A Estação Álvaro Ramos contará com dois acessos públicos, localizados em lados opostos da Avenida Álvaro Ramos, interligados por um túnel subterrâneo para pedestres, garantindo travessia segura e acessível. O acesso principal ficará na cota 742,03, enquanto o acesso vinculado ao terminal de ônibus estará na cota 739,09. Ambos conduzirão ao hall de bilheterias subterrâneo, localizado na cota 728,91.
Planta da estação com o terminal a direita:
Na área não paga do hall estarão bilheterias convencionais e máquinas automáticas para recarga e compra de bilhetes. A separação entre as áreas paga e não paga será feita por 12 bloqueios, sendo dez reversíveis e dois acessíveis. Após essa área, os usuários terão acesso à Sala de Supervisão Operacional (SSO), responsável pelo monitoramento das atividades da estação.
A estação terá acessibilidade plena, com dois elevadores, três escadas rolantes e uma escada fixa conectando os diferentes níveis. Após o hall, os passageiros chegam ao mezanino, na cota 722,35, que faz a distribuição dos fluxos entre acessos e plataformas.
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As plataformas laterais terão 132 metros de extensão e 5 metros de largura, dimensionadas para comportar o fluxo de passageiros com conforto e segurança, tanto em operação normal quanto em situações de contingência.
O projeto foi desenvolvido para minimizar interferências na malha urbana existente e contribuir para a valorização do entorno, qualificando a infraestrutura de mobilidade da região leste da cidade.




