Artesp aprova contrato para implantação do ETCS nas Linhas 8 e 9

Renato Lobo | Via Trolebus

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (8) a Deliberação nº 495, que aprova a celebração de contrato de administração de conta vinculada relacionada à implantação do sistema europeu de controle de trens (ETCS Nível 2) nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

De acordo com o documento, o contrato tem como objetivo disciplinar a “Conta Corrente Vinculada – Implantação ETCS N2”, destinada exclusivamente ao depósito e movimentação dos recursos repassados pelo Poder Concedente. Esses valores serão usados para cobrir custos diretos e indiretos da implantação do novo sistema de sinalização, conforme o Termo Aditivo nº 01/2025 do Contrato de Concessão nº 02/2021.

O ETCS Nível 2 é uma tecnologia de controle e segurança ferroviária amplamente utilizada na Europa, que permite maior eficiência operacional, intervalos menores entre os trens e aumento na segurança da circulação. Entre as funcionalidades do novo sistema, será a extensão da Linha 9 até Água Branca ou Palmeiras-Barra Funda.

A deliberação foi aprovada por unanimidade durante a 1167ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor da Artesp, realizada em 7 de outubro de 2025, e teve origem em processo do Gabinete da Presidência da agência.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus