VLT de Campina Grande avança com vistoria do TCU e ANTT

Divulgação

Campina Grande recebeu, nesta terça-feira (9), uma visita técnica de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes e da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). A agenda, que reuniu cerca de 20 pessoas, integra o processo de análise para a renovação da concessão ferroviária da FTL e inclui a cidade devido ao projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O diretor do TCU, Maurício Wanderley, destacou que a vistoria faz parte da etapa de avaliação para a prorrogação da concessão. Segundo ele, a presença da equipe busca compreender a situação atual da empresa e verificar a viabilidade dos investimentos propostos. “A gente precisa saber como é que está para ver se o investimento que eles estão propondo é suficiente”, afirmou.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O secretário de Obras de Campina Grande, Joab Machado, ressaltou que a visita consolida o processo de revitalização da linha férrea e garante acompanhamento direto das instituições envolvidas. Já o diretor de relações governamentais da Transnordestina, Ismael Trinks, explicou que o projeto do VLT é considerado inovador no Brasil, com impacto social direto e transformador para a cidade.

Divulgação

Durante a manhã, os representantes percorreram o traçado da ferrovia que deverá ser utilizado pelo VLT, avaliando as condições da via e discutindo as próximas etapas. A FTL se comprometeu a recuperar a infraestrutura ferroviária, enquanto a Prefeitura ficará responsável pela aquisição do material rodante e das estações de passageiros.

O projeto prevê a modernização de mais de 15 km da linha férrea, interligando o bairro do Araxá ao Aluízio Campos. A iniciativa deve beneficiar diretamente cerca de 100 mil pessoas, conectando áreas comerciais, hospitais e unidades de ensino, ampliando as opções de mobilidade urbana em Campina Grande.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus